Foram divulgadas imagens do projeto para a nova sede da Bee’ah em Sharjah. A companhia de gestão ambiental e de resíduos contratou o escritório Zaha Hadid Architects (ZHA),após um concurso fechado, para projetar um equipamento que refletisse sua meta de operar utilizando apenas energias renováveis e visando o desperdício zero de recursos, além de aumentar seu alcance educacional.
O projeto de ZHA parte do contexto desértico, propondo duas "dunas" energeticamente eficientes que se interseccionam para formam um "oásis" central. Saiba mais a seguir.
Dos arquitetos: Projetada em resposta ao seu ambiente natural para proporcionar conforto para os visitantes e funcionários, além de minimizar o consumo de energia e recursos, a composição formal da nova sede da Bee’ah foi inspirada em seu contexto desértico como uma série de dunas orientadas para otimizar os ventos de Shamal.
A sede de 7.000m² se localiza em um terreno de 90 mil metros quadrados adjacente ao Centro de Gestão de Resíduos de Bee’ah. Esse grande terreno permite que o projeto se desenvolva como uma série de dunas na paisagem desértica que conduzem até as duas dunas centrais da sede.
As duas principais dunas da nova sede abrigarão os programas públicos (saguão de entrada, auditório, centro de educação para visitantes, galerias) e o administrativos (escritórios dos departamentos e cantina dos funcionários). As duas duas se interseccionam e conectam através de um pátio central que forma um "oásis" dentro do edifício - potencializando a ventilação e iluminação natural.
Os sistemas do edifício foram desenvolvidos em conjunto com o Atelier Ten e visam minimizar a energia necessária para o resfriamento e o gasto de água potável. Nos meses mais amenos, a fachada operável do edifício permite a ventilação natural - minimizando a necessidade de resfriamento ativo do edifício.
Os revestimentos externos do edifício foram selecionados para refletir os raios de sol, o que auxilia na redução do ganho de calor do conjunto.
As estratégias ativas e passivas do edifício foram desenvolvidas para reduzir o consumo de energia em até 30%. Toda a energia necessário para o edifício será gerada através de fontes de baixa emissão de carbono (ou mesmo emissão zero), principalmente do Centro e Gestão de Resíduos de Bee’ah e através de painéis fotovoltaicos instalados no terreno.
A estrutura do edifício foi desenvolvida em conjunto com o Buro Happold para minimizar o consumo de materiais através da integração dos projetos arquitetônico e estrutural.
A experiência da Bee’ah em reciclagem de água para fins não-potáveis permitiu que o projeto fosse desenvolvido para um consumo extremamente baixo de água potável. Espécies nativas de vegetação serão incorporadas para reduzir a necessidade de irrigação no pátio.
O edifício da nova Sede da Bee’ah é definido pelos mesmos princípios que norteiam a companhia: proporcionar serviços integrados de gestão ambiental e de resíduos para enfrentar os desafios futuros da comunidade.
Arquitetos
Localização
Sharjah - Sharjah - United Arab EmiratesProjeto
Zaha Hadid, Patrik SchumacherAssociado de projeto
Tariq KhayyatArquiteto do projeto
Kutbuddin NadiadiEquipe de projeto
Xiaosheng Li, Gerry Cruz, Yuxi Fu, Drew Merkle, Vivian Pashiali, Edward Luckmann, Eleni Mente, Kwanphil Cho, Mu Ren, Harry Ibbs, Mostafa El Sayed, Suryansh Chandra, Thomas Jensen, Alexandra Fisher, Spyridon KaprinisEquipe do concurso
Xiaosheng Li, Gerry Cruz, Yuxi Fu, Drew Merkle, Lauren Barclay, Mostafa El Sayed, Alia Zayani, Mubarak Al FahimEstrutura/fachada
Buro Happold (London)MEP
Atelier Ten (London)Orçamento
Gardiner & TheobaldPaisagem
Francis Landscape (Beirut)Imagens
MIRÁrea do terreno
90.000 sqmAltura
18 mÁrea
7.000 m²Fotografias
Zaha Hadid Architects / MIR